terça-feira, novembro 03, 2009

Charge satânica

chavez_zelaya_lula
O presidente do PT baiano, Jonas Paulo, agora candidato à reeleição, tem pautado a sua gestão por uma característica singular: dar pitaco em tudo de todos, em posicionamentos oficiais, através da assessoria de imprensa. Mas agora extrapolou. Achou de criticar a charge de Cau Gomez, publicada sexta última em A TARDE. Nela, Hugo Chávez aparece ao lado de Manuel Zelaya com Lula no meio como se fosse um ursinho de pelúcia (com a estrela do PT no peito), por ele classificada como xenófoba e intolerante. Trechos da ‘crítica’:
Sr. Editor (...) A charge do seu jornal de 31/10 é uma elegia a intolerância e uma manifestação explicita e desavergonhada de subserviência reacionária e vetusta ao império. É mais pro-yanque que os yanques, pois os própios reconhecem o Presidente Lula como o grande estadista das Américas de hoje.  (...) O nosso Presidente é um lider incontestável e até o chefe do império se curva perante nós e diz que "ele é o cara".
Ora, Jonas. Charge alguma derrubou governo algum em tempo nenhum. E as únicas que geraram rebuliço político digno de respeito foi a do jornal dinamarquês Jyllands-Posten, que publicou desenhos caricaturados do profeta Maomé com uma bomba na cabeça ao invés do turbante, tidos como ofensivos pelos muçulmanos. E ainda assim, havemos de considerar que o Islã proíbe retratar Maomé.
Hugo Chavez já comparou Lula a Jesus. Se há a pretensão de também transformá-lo no nosso Maomé, convém lembrar: o Islã proíbe retratar o profeta para evitar a idolatria.

Levi Vasconcelos
Coluna Tempo Presente de A Tarde.

2 comentários:

  1. Pois é: quem não aceita a liberdade de expressão deveria, ao menos, refletir sobre a diversidade de ideologia e construção da realidade, pregada por diversas instituições legalmente constituídas, o que inclui partidos políticos.

    ResponderExcluir
  2. quem nao aceita o direito do doutro de se expressar como bem entender mas expressar-se inalienavel deveria se enforcar-se..............

    ResponderExcluir

Comentários: